quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Capital Fashion Week

Já tem algum tempo que estou querendo entrar nesse mundo dos blogs... Com o Capital Fashion Week percebi que esse era o melhor momento.

Ontem, dia 12/08/09, foi o primeiro dia de desfiles e foi muito bacana perceber que, com o passar das edições, as pessoas tem prestigiado mais o evento. Muita gente bonita, estilosa e importante compareceu ao CFW Alto Verão 2010. Muita gente famosa desfilou para as marcas do dia e muitos, muitos flashes. (Todas as fotos: Cristiano Sérgio/Fotoforum)


Pra começar, tivemos o desfile de jóias da designer Miranda Castro. A atriz Giselle Itié foi a grande estrela do desfile além, é claro, da própria Miranda que estava lindíssima. As jóias foram apresentadas em uma produção chique e simples. "A coleção `Esplendor` traz muito coral branco, turquesa, onix, nefrita, rubi, safira e esmeralda, sem esquecer os diamantes negro e branco, que são os clássicos da designer de joias", conforme diz o release da marca.






Em seguida foram apresentadas as criações da Moda Solidária, que é uma iniciativa do Centro de Desenvolvimento Tecnológico da UnB e da Secretaria de Inclusão Social do Ministério da Ciência e Tecnologia. É interessante observar que esse projeto beneficia 100 famílias das Comunidades mais carentes do Distrito Federal que, com essa ocupação, obtem renda através da confecção. Muito bonito o trabalho. As peças estavam lindas e a coleção inspirada nos Resorts. A fauna e flora marinhas como corais, algas, estrelas do mar, peixes e ainda a areia e o branco das ondas foram retratados por tecidos de algodão suave, voais translúcidos e cambraias, além de bordados. Muitas cores neutras como areia, branco, preto, cinza e azul.

Já o terceiro a desfilar, Romildo Nascimento trouxe a inovação na sua coleçao. Chamando-a de coleção Auto Reinterpretação, o estilista convidou alguns amigos, segundo o próprio, que não são da área para criarem peças que mais tarde ele reinterpretaria. A trilha sonora também foi sugerida por pessoas próximas. Foram 22 looks, entre eles masculinos e femininos, sendo suas cores predominantes rosa, pink, branco, preto e nude. Os tecidos também variaram: tricoline, tule e algodão. O resultado ficou incrível e, na minha opinião, foi a melhor coleção da noite. O resultado agradou também o próprio Romildo que se disse satisfeito, com espectativas superadas.



Infelizmente os desfiles ficaram muito atrasados. A produção não conteve a espera de 1h30 dos convidados e por essa razão, os desfiles da Paola Robba para Poko Pano e Uma para Ortiga foram apresentados quase que simultaneamente. Então, tive que escolher um dos dois desfiles para assistir. Fiquei com a segunda opção, já que me interesso mais por roupas do que por biquinis.



A coleção da Ortiga foi apresentada por peças da marca Uma, já que a primeira é uma loja de multimarcas. A estilista Raquel Davidowicz coloca na passarela uma coleção inspirada nas praias desertas. O artista Macaparana contribuiu com uma geometria intuitiva, que lhe é característica, e assim foi criada a coleção. As peças, com combinações de sofisticação e despojamento, com suas cores branco e preto, além de tons metálicos e azul, trouxeram um degradê de mini "pois". Os tecidos usados foram "linho e sarjas de algodão apresentam-se fragmentados, craquelados, trincados, transformados com o tempo". As roupas dessa coleção podem ser encontradas, com exclusividade, na loja Ortiga.

Em seguida, na sala 2, entrou em cena a multimarcas Monna com a coleção de verão da carioca Corporeum. O desfile trouxe a bela atriz Thayla Ayala que desfilou dois dos lindos modelos da marca. A coleção foi inspirada no ambiente de "arte e natureza homenageando o escultor plástico Frans Krajcberg." Vendo o desfile, podemos observar que foram usados tons de azul, vermelho e laranja, além de estruturas rígidas e secas, drapeados, fendas, recortes, dando assim o aspecto de objetos de arte em uma galeria. A marca trouxe ainda a utilização de linhas retas, decotes insinuantes, pernas de fora, cinturas marcadas, ombros com uma única manga, assimetria e muito romance. As modelos entraram na passarela com os cabelos molhados, formalizando assim a ousadia e a inovação da produção.



E por fim, para fechar os desfiles do dia, a marca TNG. As viagens são a proposta da marca que produziu uma coleção inteira de verão inspirada no tema. Uma coleção que conta com tecidos naturais como voile, fustão, cetim, tudo de algodão. O jeans quase branco de tão lavado. "As cores do verão deixam claro esse espírito de viagem e aventura em lindas paisagens, combinando com estampas diversas e exclusivas pincelam a coleção com tatuagens indígenas do mundo todo, selvas e mares", segundo o release da marca. O desfile contou ainda com a presença da atriz global Giovanna Ewbank que me disse, com exclusividade, ter ficado muito feliz com o primeiro convite para desfilar pela marca e ainda que se identifica muito com estilo das roupas.

Quem esteve por lá também conferiu a presença do querido João Clemente Jorge Trinta, o Joãosinho Trinta, um famoso carnavalesco brasileiro. Muito simpático ele tirou fotos e sorriu para tudo e para todos. Na foto ao lado, o carnavalesco com Márcia Lima, diretora-geral do CFW.

Em todos os desfiles observamos também que a previsão das cores flúor dos anos 80 se concretizou. Todas as marcas usaram em suas coleções cores "fluorescentes"ou cítricas, aderindo assim a tendência do verão.

Hoje tem mais. Vou assistir todos os desfiles e amanhã eu conto pra vocês tudo o que eu vi.




See you!