segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Aprendendo Tendências

" O ser humano nada mais é que a soma de um certo número de tendências."
Diderot


Na verdade, quando falamos em tendência surge uma dúvida na cabeça de muita gente. Mas afinal, o que seria a tendência? Quem determina o que será tendência na próxima estação? Essas e outras também eram as minhas dúvidas antes de entrar na faculdade de moda. Dias atrás, minha irmã me fez os mesmos questionamentos. E eu tentei explicar a ela. E então percebi que esse seria um excelente tema para divulgar em meu blog.
Segundo o dicionário, tendência é "a inclinação, propensão, vocação, pendor, força que determina o movimento de um corpo, é a intenção, disposição". Logo podemos concluir que tendência é um comportamento, é optar por algo, em latim "ser atraído por algo que chamou a sua atenção".
Na moda, tendência é uma palavra usada para "classificar temas, usos, modelagens e movimentos que serão abordados durante uma estação de moda".
Daí surge uma nova dúvida: quem determina as tendências de uma próxima estação? Bom, vários são os motivos que sugerem uma nova tendência. As cores, por exemplo, são sugeridas através de um processo de mercado. Um fabricante de pigmentação oferece incentivo a um estilista qualquer para que o mesmo utilize em suas peças criadas cores que a fábrica tenha em excesso. É incrivelmente assim, surge uma nova tendência de cor.
A tendência de estilo, por sua vez, pode surgir nas ruas. Uma pessoa inova e outras pessoas vão copiando até que milhares delas começam a se vestir igualmente. Isso aconteceu com a moda do sutiã aparente, por exemplo. Algumas atrizes começaram a usar o sutiã por baixo das blusas, deixando as alças aparecerem. Essas alças são coloridas, brilhantes, com cores flúor, de oncinhas, strass e daí foram surgindo empresas que passaram a apostar na confecção de peças mais trabalhadas e mais bonitas que as básicas usadas anteriormente.
E pra completar, de onde surgem as tendências das passarelas, dos desfiles? Em um determinado momento, marcas formadoras de opinião lançam suas tendências que são divulgadas pela imprensa especializada. As marcas seguidoras aguardam essas informações e escolhem quais dessas tendências serão aplicadas em suas peças, ou seja, quais delas serão seguidas. É claro que devemos levar em consideração que as tendências têm um forte estudo que visa adequar o produto ao desejo do público final.
Existem fontes bacanas para aquelas pessoas que desejam se aprofundar no tema:
O site http://www.leiamoda.com.br/leiamoda/content/materia.php?idText=2248&secao=leiaartigos

Bom, por fim, um pouquinho das tendências do verão 2010: http://www.portaisdamoda.com.br/noticiaInt~id~17595~n~tendencias+verao+2009+2010+temas+cores+tecidos+pecaschave+e+acessorios.htm


É isso... Espero que tenham gostado!



See You!